▪️
Introdução: Por Quê Aprender a Investir?
O maior risco de todos é não correr nenhum risco - Mellody Hobson
Os riscos vêm em todas as formas e tamanhos. Você corre o risco de cometer um erro ao tentar algo novo, o risco de perder amizades quando você defende a si mesmo e seus pontos de vista. Você até corre o risco de se ferir ao cruzar uma avenida movimentada. A lista continua e continua...O risco está por toda parte.
Por quê assumimos riscos?
Com o risco, vem a recompensa. A recompensa de entrar na faculdade depois de meses pagando cursinho como risco de reprovar no ENEM, a recompensa de se tornar um atleta profissional depois de anos treinando diaramente com o risco de não vingar. Assumir riscos e sair da zona de conforto é essencial para alcançar objetivos futuros.
 

A) Não Investir vs Investir

Quando você chegar a uma idade em que precisa se aposentar, em qual situação financeira você gostaria de estar? A resposta é óbvia para todos.
Carla, nesse caso apenas poupando e investindo 100 R$ por mês conseguiu chegar a quase trezentos mil reais*. Além de uma aposentadoria confortável, a Carla poderia ter usado parte dos lucros de seus investimentos para comprar um carro, uma casa, ou ter feito sua viagem dos sonhos.
A situação de Jessica é outra. Apenas poupando, Jessica teria quarenta e oito mil reais quando fosse se aposentar. Uma aposentadoria bem mais humilde que a de Carla.
Quanto ao Pedro...bom o Pedro não vai se aposentar dessa vez.
Podemos ver aqui então que o investimento traz SEGURANÇA e LIBERDADE FINANCEIRA.

B) Quais são os Obstáculos?

Vídeo - Experimento do Marshmallow, sobre Recompensa Diferida ou Gratificação Adiada
Como podemos ver no vídeo acima, Recompensa Diferida ou Gratificação Adiada é nada menos do que a resistência à tentação de um prazer imediato, na esperança de obter uma recompensa maior e mais duradoura.
A capacidade de uma pessoa de adiar a gratificação está relacionada a outras habilidades semelhantes, como paciência, controle de impulso, autocontrole e força de vontade.
Aplicando essa ideia para o mundo das finanças, a pessoa tem a opção de não consumir algo hoje para poder usufruir dessa poupança no futuro. A pessoa está adiando o prazer imediato de consumo para poder aproveitar de um prazer maior no futuro.

C) Conclusão

Em Abril de 2021, 67% das famílias brasileiras estavam endividadas apontou a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Ou seja, assim como as crianças de 4 anos do estudo de Stanford, apenas um terço da população consegue adiar a gratificação para poupar ou investir, sendo que a grande maioria prefere adquirir bens ou serviços de imediato. Destas famílias que possuem dívidas, o cartão de crédito permanece como a principal forma de endividamento.
O futuro investidor informado e experiente sabe da importância do AUTOCONTROLE, como foi discutido aqui em cima. Com essa qualidade comportamental, o investidor encontrará no seu caminho uma grande facilidade em poupar para depois investir em produtos financeiros. Além de ter mais sucesso e retorno não só em seus investimentos, mas também na sua vida pessoal.
 
*assumindo o retorno médio de longo prazo no mercado de ações.
 
Dúvidas? Sugestões? Fale Conosco!
Referências
  1. Carducci, Bernardo J. (2009). "Processos básicos da perspectiva cognitivo-afetiva de Mischel: atraso de gratificação e condições de consistência comportamental". The Psychology of Personality: Viewpoints, Research, and Applications. John Wiley and Sons. pp. 443–4. (link)
  1. Doerr, Celeste E.; Baumeister, Roy F. (2011). "Força de autorregulação e ajuste psicológico: implicações do modelo de recursos limitados de autorregulação". Social Psychological Foundations of Clinical Psychology. Guilford Press. pp. 71–83. (link)
  1. https://www.portaldocomercio.org.br/editorias/economia/pesquisas/pesquisa-de-endividamento-e-inadimplencia-do-consumidor-peic-janeiro-2
 
Sites e Videos Recomendados
 
COMO ADICIONAR COMMENT SECTION??